quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dieta Chinesa


 A terapia chinesa à base de dieta é parte integrante de qualquer plano completo de tratamento. Um dos primeiros registros escritos é o Prescriptions Worth a Thousand Gold, de Sun Simiao, publicado em 652 d.C., em que ele discute o tratamento de várias doenças através de dieta. Por exemplo, seu tratamento para o bócio incluía o uso de algas marinhas e glândulas tireóides de animais criados em granja. Essa primeira terapia de substituição de hormônio e iodo pré-data as descobertas ocidentais centenas de anos.


No sistema tradicional de emagrecimento à base de dieta, os alimentos foram organizados em categorias com base em sua temperatura natural, sua energética (a direção em que conduzem o qi e como afetam os fluxos de qi e sangue), e os órgãos que afetam.

Por exemplo, uma pessoa que está com gripe e bastante muco claro deve tomar sopa quente de cebola e folhas de mostarda. A cebola é quente, solta o catarro e acalma o excesso de yin. As folhas de mostarda têm propriedades semelhantes, além de ajudarem a expelir o muco e aliviar o peito congestionado. Temperar a sopa com gengibre e pimenta-do-reino aumenta a ação expectorante e de calor. Com um almoço desses, qualquer pessoa pode achar uma fórmula de ervas muito mais eficaz.

Por outro lado, se o mesmo paciente decidir comer uma salada e tomar um copo de leite frio, a natureza fria e úmida dessa refeição pioraria muito mais a gripe. Qualquer terapia à base de ervas administrada nesse ponto seria bem menos eficaz, já que a terapia precisa primeiro superar o efeito negativo do alimento antes de tratar a doença aguda. Por essa razão, um paciente sempre recebe instruções de quais alimentos podem piorar o desequilíbrio e quais ajudam a restabelecer o equilíbrio.

Em geral, grãos e feijões proporcionam estabilidade ao corpo. Eles formam o sangue e o qi e estabelecem o ritmo e a estabilidade. As verduras, se ingeridas na sua época, trazem vitalidade. Elas têm uma afinidade com os membros superiores, enquanto as verduras de raiz fortalecem os demais membros. As frutas produzem fluidos e eliminam as toxinas, além de serem refrescantes por natureza. Devem ser comidas sozinhas ou podem causar indigestão.

As carnes têm várias temperaturas e são uma fonte simples de sangue. Mas devem ser ingeridas em pequenas quantidades; seu consumo em excesso nos países ocidentais causou uma epidemia de doenças cardíacas. Finalmente, os laticínios são uma boa fonte de gordura, mas também devem ser ingeridos com moderação. O consumo em demasia pode levar a umidade ou muco em excesso.


Uma dieta saudável deve consistir principalmente de grande variedade de grãos integrais cultivados organicamente, feijões e verduras; frutas e proteína animal devem ser consumidas em quantidades menores. Embora seja possível fazer uma dieta vegetariana saudável e bem balanceada, as pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal (os vegetarianos radicais) devem complementar a dieta com vitamina B12.




Quer receber um plano alimentar? Informe-se: marceloschultz@hotmail.com

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Acupuntura para tratamento de estrias

O QUE SÃO ESTRIAS?

São linhas ou faixas deprimidas de coloração avermelhada, rosada ou arroxeadas, que com o passar do tempo se tornam brancas, lisas, brilhantes e deprimidas (baixas). Ocorrem principalmente na parte superior e lateral ou medial da coxa, abdômen (barriga), seios, nádegas, poplítea (atrás do joelho), cubital (atrás do cotovelo), dorso (costas) e em qualquer área onde possa haver alargamento da pele. Na derme, camadas mais profundas da nossa pele, existem fibras e mais fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade. Às vezes e pelos mais variados motivos, que você vai ler logo depois, a derme se rompe em alguns pontos. Resultado: as fibras em volta dos locais onde houve o rompimento ficam desarranjadas, formando uma espécie de cicatriz, avermelhada no início, esbranquiçada depois.

QUAIS SÃO AS CAUSAS?

- Você cresce muito rápido e a pele não acompanha o crescimento, rompendo-se em alguns lugares.
- Você engordou muito de uma hora para outra. Acontece a mesma coisa a pele não acompanha o crescimento e se rompe.
- Há um desequilíbrio hormonal no seu organismo. Quando um hormônio chamado cortisol é fabricado em excesso, há um enfraquecimento das fibras da pele, provocando o aparecimento de estrias. Tomar medicamentos que contenham cortisona(um derivado do cortisol) ou aplicar pomadas que tenham essa substância também pode dar origem ao problema.
- Maus cuidados com a pele, sol em excesso (ele fragiliza as fibras), banhos muito quentes e pouca hidratação.
- Pouco exercício ou exercício em excesso: quem não se mexe não estimula a circulação sanguínea, e pele mal-alimentada fica fraca mesmo. O excesso de malhação também pode fazer mal, quem faz muito exercício localizado (musculação, principalmente) aumenta a massa muscular e a pele corre o risco de arrebentar, ao tentar cobrir toda a musculatura que você ganhou durante as aulas.

QUEM É MAIS AFETADO POR ELAS?

As mulheres são mais afetadas em 85% dos casos, surgem principalmente na adolescência e em quase 75% das mulheres durante ou após a gravidez.Os homens também são afetados, porém em uma escala menor.

É POSSÍVEL PREVINÍ-LAS?

É praticamente impossível preveni-las devido primeiramente ao fato de não sabermos quando e em quem elas ocorrerão. Em segundo plano deve-se a causa ser uma alteração interna ao nível das fibras elásticas, não sendo possível interferir neste processo. O uso de hidratantes e óleos podem ajudar a prevenir o surgimento durante e após a gravidez, mas não impedir.

TÉCNICA UTILIZADA:

Utilizo a técnica da micropunturação interna e externa (feitas com agulhas de acupuntura e um aparelho especializado) atraindo a irrigação sangüínea para as estrias, promovendo uma regeneração ou seja, uma cicatrização parcial do tecido, afinando-as de dentro para fora e melhorando o aspecto de pigmentação devido ao retorno da produção de melanina local. Para potencializar as estimulações utilizo ainda um eletroestimulador próprio nos tratamentos de acupuntura estética. Neste tratamento é levado em consideração o histórico do paciente, ou seja, se há no momento do tratamento algum problema fisiológico acometendo-o para estabilizarmos com acupuntura e fitoterapia, braços da medicina chinesa. Este processo é realizado após uma rigorosa anamnese (entrevista com o paciente).

TIPO DE ESTRIAS TRATÁVEIS:

São aquelas que são de médio e fino calibre, tardias ou não, que ainda não lesionaram a parte superficial da pele, deixando-a extremamente rugosa.

DIFICULDADES EM TRATAMENTO:

Locais com extrema flacidez com estrias bem largas.

MÉDIAS DE RESULTADOS:

Com uma técnica eficaz e extremamente bem aplicada até hoje os resultados são de uma melhora muito considerável, variando de acordo com a capacidade de cicatrização de cada indivíduo, porém até hoje com respostas não inferiores a 70%.

TEMPO DE TRATAMENTO:

O tempo de tratamento vai variar de acordo com tipo de pele e de estrias a se tratar. Com uma média de 10 sessões, com intervalos não maiores que 15 dias, pois se trata de regeneração celular.

CONTRA INDICAÇÕES:

Não há contra indicações neste tratamento, porém observa-se um prazo de 48 a 36 horas após a sessão para exposição ao sol.

Valor da sessão: R$ 160,00
Duração da sessão: 40 minutos.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Anorexia - Um problema de peso.

O que é?


Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.

O paciente anorético ou anorérxico,  costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.

Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hospital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

Como é o paciente com anorexia?

O paciente anorético só se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu próprio ambiente as pessoas não notam que um determinado colega está doente, pelo seu comportamento. Mas se forem juntos ao restaurante ficará evidente que algo está errado. O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicações. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua magreza. No começo as pessoas podem até achar que é uma brincadeira, mas a contínua perda de peso apesar da insistência dos outros em convencer o paciente do contrário, faz soar o alarme. Aí os parentes se assustam e recorrem ao profissional da saúde.

Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação. Algumas vezes podem ser flagrados comendo escondidos. Isto não invalida necessariamente o diagnóstico embora seja uma atitude suspeita.

Depois de recuperado o próprio paciente, já com seu peso restabelecido e com a recordação de tudo que se passou não sabe explicar porque insistia em perder peso. Na maioria das vezes prefere não tocar no assunto, mas o fato é que nem ele mesmo concorda com a conduta insistente de emagrecer. Essa constatação no entanto não garante que o episódio não volte a acontecer. Depois de recuperados esses pacientes retornam a sua rotina podendo inclusive ficar acima do peso.

Há dois tipos de pacientes com anorexia. Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que têm episódios denominados binge. Nesses episódios os pacientes comem descontroladamente até não agüetarem mais e depois vomitam o que comeram. Às vezes a quantidade ingerida foi tão grande que nem é necessário induzir o próprio vômito: o próprio corpo se encarrega de eliminar o conteúdo gástrico. Há casos raros de pacientes que rompem o estômago de tanto comerem.


Qual o curso dessa patologia?

A idade média em que surge o problema são 17 anos. Encontramos muitos primeiros episódios entre os 14 e os 18 anos. Dificilmente começa depois dos 40 anos. Muitas vezes eventos negativos da vida da pessoa desencadeiam a anorexia, como perda de emprego, mudança de cidade, etc. Não podemos afirmar que os eventos negativos causem a doença, no máximo só podemos dizer que o precipitam. Muitos pacientes têm apenas um único episódio de anorexia na vida, outros apresentam mais do que isso. Não temos por enquanto meios de saber se o problema voltará ou não para cada paciente: sua recidiva é imprevisível. Alguns podem passar anos em anorexia, numa forma que não seja incompatível com a vida mas também sem restabelecer o peso ideal. Mantendo-se inclusive a auto-imagem distorcida. A internação para a reposição de nutrientes é recomendada quando os pacientes atingem um nível crítico de risco para a própria saúde.

Sobre quem a anorexia costuma incidir?

As mulheres são largamente mais acometidas pela anorexia, entre 90 e 95% dos casos são mulheres. A faixa etária mais comum é a dos adultos jovens e adolescentes podendo atingir até a infância, o que é bem menos comum. A anorexia é especialmente mais grave na fase de crescimento porque pode comprometer o ganho esperado para a pessoa, resultando numa estatura menor do que a que seria alcançada caso não houvesse anorexia. Na fase de crescimento há uma necessidade maior de ganho calórico: se isso não é obtido a pessoa cresce menos do que cresceria com a alimentação normal. Caso o episódio dure poucos meses o crescimento pode ser compensado. Sendo muito prolongado impedirá o alcance da altura geneticamente determinada. Na população geral a anorexia atinge aproximadamente 0,5%, mas suspeita-se que nos últimos anos o número de casos de anorexia venha aumentando. Ainda é cedo para se afirmar que isto se deva ao modelo de mulher magra como o mais atraente, divulgado pela mídia, esta hipótese está sendo extensivamente pesquisada. Para se confirmar se a incidência está crescendo são necessários anos de estudo e acompanhamento da incidência, o que significa um procedimento caro e demorado. Só depois de se confirmar que o índice de anorexia está aumentando é que se poderá pesquisar as possíveis causas envolvidas. Até bem pouco tempo acreditava-se que a anorexia acontecia mais nas sociedades industrializadas. Na verdade houve falta de estudos nas sociedades em desenvolvimento. Os primeiros estudos nesse sentido começaram a ser feitos recentemente e constatou-se que a anorexia está presente também nas populações desfavorecidas e isoladas das propagandas do corpo magro.

Tratamento

O tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicações têm sido paliativos. As mais recomendadas são os antidepressivos tricíclicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso). Os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina têm sido estudados mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a redução do apetite. É bom ressaltar que os pacientes com anorexia têm o apetite normal, ou seja, sentem a mesma fome que qualquer pessoa. O problema é que apesar da fome se recusam a comer. As psicoterapias podem e devem ser usadas, tanto individuais como em grupo ou em família.A indicação dependerá do profissional responsável. Por enquanto não há uma técnica especialmente eficaz. Forçar a alimentação não deve ser feita de forma rotineira. Só quando o nível de desnutrição é ameaçador. Forçar alimentação significa internar o paciente e fornecer alimentos líquidos através de sonda naso-gástrica. Geralmente quando se chega a isso torna-se necessário também conter (amarrar) o paciente no leito para que ele não retire a sonda.
A acupuntura e sessões de psicanálise, constumam ser grandes aliadas no tratamento

Estas informações possuem caráter informativo. Consulte sempre um profissional de saúde.

Estômago vazio? 10 dicas para controlar o apetite

Não estou falando sobre passar fome ao fazer dieta, o que é sempre negativo. Mas quem está acostumado a comer muito, invariavelmente enfretará o problema do estômago “roncante” ao entrar numa dieta mais contida e saudável.


Tem um ditado que diz que estômago vazio é como brinde em casamento, quanto mais longo, mais perigoso se torna! O culpado entretanto não é seu corpo que precisa de comida, mas sim seus hormônios. Por isso o tipo de alimento que você ingere influencia decisivamente na sensação que você sentirá algum tempo depois – alguns alimentos fazem com que você sinta fome mais rápido (evite-os), outros fazem com que você sobreviva pacificamente com seu estômago até a próxima refeição programada.

Aqui estão 10 idéias para controlar o monstro em seu estômago:

1. Uma das melhores refeições para o seu café da manhã é cereal com aveia. Claro que com leite desnatado! E cuidado com os cereais com açucar. Preste bem atenção na caixa para ver se eles são adequados para quem quer perder peso, alguns cereais são altamente calóricos! As fibras nos cereais e na aveia controlarão seu apetite por um bom tempo.

2. Coloque a framboesa no seu cardápio! A framboesa é uma das frutas com maior teor de fibras, além de uma série de outros benefícios para sua saúde. Você pode colocá-las em seu cereal ou em seu iogurte ou também tomar chá ou iogurte de framboesa.

3. Não consuma produtos DIET! Pesquisas comprovam que ao comer produtos “normais” você mantem-se estável sem sentir fome por muito mais tempo do que se comer a versão diet do mesmo alimento! Além disso produtos diet contém substâncias que podem ser prejudiciais ao seu organismo. E mais: o fato de ser diet não significa que você pode comer à vontade sem engordar!

4. Tome comprimidos multivitamínicos. Algumas pessoas têm um preconceito inexplicável contra “comprimidos” e acham que tomar qualquer coisa neste “formato” faz mal. Este pensamento é… bobo… não encontrei outra palavra! Não importa o quão bem nos alimentemos, pesquisas comprovam que é muito, mas muito mesmo difícil de se obter todas as vitaminas e nutrientes que precisamos através da alimentação normal. Seu corpo pode colocá-lo em modo de “fome” caso esteja carente de algum mineral ou vitamina. Tomar um comprimido de multi-vitamínico por dia não vai fazer mal nenhum pro seu corpo e vai ajudar a controlar a sua fome.

5. Elimine o pão branco da sua vida! Não há benefício nenhum em comer pão branco, ele só contém substâncias que fazem mal para a sua saúde e o fazem engordar. Pão integral é muito mais saudável e satisfaz a fome melhor do que o pão branco.

6. Coma mais proteínas. Ao aumentar a quantidade de proteínas em sua dieta, você está salvando seus músculos de serem queimados durante o processo de perda de peso, além de satisfazer sua fome sem engordá-lo 1 só grama.

7. Coma sopa ou salada antes das refeições. Tanto em casa como num restaurante, comer uma salada ou sopa de entrada enche o estômago com coisas não engordativas e você acaba comendo menos na refeição principal.

8. Se você come muito rápido, comece a comer com a mão contrária! Comer com a mão contrária faz com que você coma mais devagar. Ao comer muito rápido, você não dá tempo ao seu corpo de registrar que você já comeu o suficiente e lhe dar aquela sensação de satisfação, então você abaca comendo além da conta.

9. Coma brócoli e cenoura crua. Pesquisas revelam que brócoli e cenoura crua fazem com que você se sinta satisfeito rápido e por mais tempo.

10. Nozes e cia. Frutas oleaginósas como nozes, amendoim, amêndoas, castanhas e avelãs contém proteínas, vitaminas, minerais, fibras, ômega 3, e a lista vai longe. Algumas dientas inclusive indicam que você inclua alguma fruta oleaginosa em casa uma das suas refeições, os benefícios tanto para perda de peso quanto para sua saúde são muitos!


Estas informações possuem apenas o caráter informativo. Consulte sempre um profissional especializado.