segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Estômago vazio? 10 dicas para controlar o apetite

Não estou falando sobre passar fome ao fazer dieta, o que é sempre negativo. Mas quem está acostumado a comer muito, invariavelmente enfretará o problema do estômago “roncante” ao entrar numa dieta mais contida e saudável.


Tem um ditado que diz que estômago vazio é como brinde em casamento, quanto mais longo, mais perigoso se torna! O culpado entretanto não é seu corpo que precisa de comida, mas sim seus hormônios. Por isso o tipo de alimento que você ingere influencia decisivamente na sensação que você sentirá algum tempo depois – alguns alimentos fazem com que você sinta fome mais rápido (evite-os), outros fazem com que você sobreviva pacificamente com seu estômago até a próxima refeição programada.

Aqui estão 10 idéias para controlar o monstro em seu estômago:

1. Uma das melhores refeições para o seu café da manhã é cereal com aveia. Claro que com leite desnatado! E cuidado com os cereais com açucar. Preste bem atenção na caixa para ver se eles são adequados para quem quer perder peso, alguns cereais são altamente calóricos! As fibras nos cereais e na aveia controlarão seu apetite por um bom tempo.

2. Coloque a framboesa no seu cardápio! A framboesa é uma das frutas com maior teor de fibras, além de uma série de outros benefícios para sua saúde. Você pode colocá-las em seu cereal ou em seu iogurte ou também tomar chá ou iogurte de framboesa.

3. Não consuma produtos DIET! Pesquisas comprovam que ao comer produtos “normais” você mantem-se estável sem sentir fome por muito mais tempo do que se comer a versão diet do mesmo alimento! Além disso produtos diet contém substâncias que podem ser prejudiciais ao seu organismo. E mais: o fato de ser diet não significa que você pode comer à vontade sem engordar!

4. Tome comprimidos multivitamínicos. Algumas pessoas têm um preconceito inexplicável contra “comprimidos” e acham que tomar qualquer coisa neste “formato” faz mal. Este pensamento é… bobo… não encontrei outra palavra! Não importa o quão bem nos alimentemos, pesquisas comprovam que é muito, mas muito mesmo difícil de se obter todas as vitaminas e nutrientes que precisamos através da alimentação normal. Seu corpo pode colocá-lo em modo de “fome” caso esteja carente de algum mineral ou vitamina. Tomar um comprimido de multi-vitamínico por dia não vai fazer mal nenhum pro seu corpo e vai ajudar a controlar a sua fome.

5. Elimine o pão branco da sua vida! Não há benefício nenhum em comer pão branco, ele só contém substâncias que fazem mal para a sua saúde e o fazem engordar. Pão integral é muito mais saudável e satisfaz a fome melhor do que o pão branco.

6. Coma mais proteínas. Ao aumentar a quantidade de proteínas em sua dieta, você está salvando seus músculos de serem queimados durante o processo de perda de peso, além de satisfazer sua fome sem engordá-lo 1 só grama.

7. Coma sopa ou salada antes das refeições. Tanto em casa como num restaurante, comer uma salada ou sopa de entrada enche o estômago com coisas não engordativas e você acaba comendo menos na refeição principal.

8. Se você come muito rápido, comece a comer com a mão contrária! Comer com a mão contrária faz com que você coma mais devagar. Ao comer muito rápido, você não dá tempo ao seu corpo de registrar que você já comeu o suficiente e lhe dar aquela sensação de satisfação, então você abaca comendo além da conta.

9. Coma brócoli e cenoura crua. Pesquisas revelam que brócoli e cenoura crua fazem com que você se sinta satisfeito rápido e por mais tempo.

10. Nozes e cia. Frutas oleaginósas como nozes, amendoim, amêndoas, castanhas e avelãs contém proteínas, vitaminas, minerais, fibras, ômega 3, e a lista vai longe. Algumas dientas inclusive indicam que você inclua alguma fruta oleaginosa em casa uma das suas refeições, os benefícios tanto para perda de peso quanto para sua saúde são muitos!


Estas informações possuem apenas o caráter informativo. Consulte sempre um profissional especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e tire suas dúvidas